José Medina Lobato durante o balanço do jogo da preparação com a Gambia
“Desporto é a força da união entre guineenses”
- defende o presidente da FFGB
O presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), defendeu que o desporto, em particular o futebol, representa a força da união entre os guineenses, apelando o Governo e os patrocinadores a apoiarem a selecção nacional na sua campanha para o CAN 2012.
José Medina Lobato, que fazia o balanço do jogo da preparação com a Gambia realizado em Lisboa, na qual a equipa nacional saiu vencedora, afiançou que a Selecção Nacional de Futebol está no caminho certo, porque de jogo a jogo a equipa nacional tem vindo a crescer de rendimento e de performance.
Segundo Lobato, a prova disso foi o recente jogo amistoso contra a selecção da Gâmbia onde a turma nacional teve grande exibição e bom resultado. “Foi um jogo em que ninguém esperava a vitória ‘gorda’ tal como aconteceu”, disse.
De acordo com este dirigente, os resultados começam a aparecer, restando agora apoios e trabalhos de todos os filhos da Guiné-Bissau, e não só, também a todas as empresas que operam no mercado nacional.
Lobato apelou às empresas nacionais e estrangeiras para apoiarem a selecção de todos nós, e espera que estes apoios aconteçam na hora exacta, para que não venham a ser em cima dos joelhos como acontece várias vezes no país.
O presidente da FFGB disse que recebeu garantias dos jogadores guineenses que militam no futebol europeu que, a qualquer momento que forem chamados, estarão aptos para representar o país sem nenhuma condição.
“Sei que nos próximos tempos o seleccionador nacional terá grandes dificuldades em convocar os jogadores para a selecção, porque daqui por diante haverá mais jogadores interessados em vir representar as cores da Bandeira Nacional. Mas nós, como os dirigentes, ajudaremos a gerir esta situação e todos os que amanhã não farão parte do jogo contra a Uganda teremos a porta aberta para os receber”, garantiu.
Segundo ele, todos os aparatos que estão a ser criados em torno da selecção demonstram a grandeza deste projecto. Por isso, o mesmo deve ser abraçado com toda a responsabilidade.
Sobre o jogo com a Gambia, o líder federativo baptizou o triunfo dos Djurtos como uma vitória da unidade nacional, porque ela é de renascimento de esperança e de glória entre os guineenses.
Garantiu que o resultado que os Djurtos obtiveram no Portugal contra a Gâmbia é o mesmo resultado que vai repetir aqui no país no jogo frente a selecção do Uganda no mês de Março.
Referindo-se ainda ao jogo da eliminatória para o CAN 2012, que coloca frente a frente as selecções nacionais da Guiné-Bissau e do Uganda, José Medina Lobato asseverou que o Governo e a FFGB vão envidar esforços para que os adeptos que não vão conseguir bilhetes de ingresso no campo possam assistir o jogo através de um ecrã gigante que será montado no exterior do estádio.
Instando a pronunciar-se sobre uma forte deslocação dos dirigentes com a caravana da selecção, Lobato garantiu que isto vai continuar a ser visto porque cada pessoa que integra a delegação tem a sua missão a cumprir, ninguém vai de mãos a abanar, mas “todas eles estão lá para ajudar a selecção”.
Caixa
Djurtus
Djurtu sai ku bu balentascu
Bu bimuninu
Nes tempo de djumblumani
No fiança i só na bó
Djurto sai ku bu balentascu
Bento ragaçanu cancra
Abo ki no firkidja sagradu
Tchuba i ka goci kina flaca
Obulum na ronca força
Manpussuma na faci façanha
Djurtu sai ku bu balentascu
Firmantanu armonia
Sikidu bu bicianu danusis
Pabia kau sucuru badau
Sussu cabeça patchari
No faci kinhani
Antes di no nhani
No bai baloba
No bai Igreja
No bai Miskita
No pidi Matchu garandi
Pé topoti di no foronta
Sol di coresma ardigano tchiu
Bridja kinguiti um tiru
Djurtu noca tene nada padau
Má nhu ardeus na pagau
Bim lantindam no tirau lens
Por: Tcholonadur dvsbungo
Amarante Sampa e Alfredo Sami Nanco (estagiário)